CUIDADOS PARA O VERÃO

Verão é tempo de férias, praia, sol, campo e diversão. Mas alguns cuidados devem ser tomados para não encurtar a diversão.

O sol é bastante importante para o nosso organismo, pois contribui para a  produção de vitamina D, que é essencial para a formação dos ossos, além de várias outras funções. Porém, é preciso cuidado com queimaduras, alergias e até câncer de pele no futuro. As recomendações para um banho de sol seguro são:

- evitar o horário entre 10 e 16 horas;

- utilizar proteções extras, como roupas claras, bonés ou chapéus, óculos escuros (com lentes protetoras contra os raios ultravioletas) e guarda-sol ou barraca de lona ou de algodão;

- utilizar filtros solares: preferencialmente aqueles específicos para crianças, para que haja boa proteção e não ocorra alergia. Para menores de 6 meses não é recomendável o uso. Aplicar o protetor 30 minutos antes da exposição e repassá-lo a cada 2 horas, ou após suor excessivo e entrar na água;

- hidratar-se com freqüência, abusando de água e sucos naturais. Para os bebês, o leite materno é a melhor opção.

Na praia, ainda lembrar que se deve ficar de olho nos pequenos, para que estes não se percam ou para que só fiquem na beira da água. Uma boa dica é colocar-lhes uma pulseira à prova d’água com o nome, telefone e endereço.

Para quem vai para o campo, lembrar que também é importante a proteção contra os raios solares. Os animais como cavalos e gado despertam bastante a curiosidade das crianças, mas deve-se ter cautela ao se aproximarem, e estar sempre acompanhado por um adulto. Para crianças maiores que quiserem montar a cavalo, o uso de capacete é muito importante.

Os insetos também são presença garantida em ambos lugares; então é preciso o auxílio de roupas compridas e repelentes tópicos.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel

Pediatra pela SBP

CRM: 104.671