DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA

Desenvolvimento é o aumento da capacidade de uma criança em realizar funções ou tarefas cada vez mais complexas; e isto depende principalmente do amadurecimento do sistema nervoso central.

A resposta das crianças às diferentes tarefas, depende também de vários outros aspectos: idade, estímulo dos pais/ escola, convivência com outras crianças, relação com o ambiente onde vive, alimentação adequada, se a criança nasceu prematura ou teve algum problema durante a gestação/parto, etc.

Existem quatro aspectos principais a serem considerado na avaliação do desenvolvimento infantil:

 

  • Comportamento motor: são “aprendizados” de movimento, como: sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, andar e pegar ou manipular objetos.
  • Comportamento adaptativo: organização e adaptação em resposta aos estímulos, estando relacionado ao aspecto de aprendizagem.
  • Comportamento de linguagem: comunicação verbal (pela fala) e não-verbal, como apontar objetos.
  • Comportamento pessoal-social: reações da criança relacionadas à sua cultura social (influenciadas pelo ambiente).

 

É muito importante que os pais saibam que mesmo sendo esperado que a criança realize uma determinada atividade com uma certa idade, cada criança tem o seu tempo. Pode ser que um dos filhos ande mais cedo que o outro, ou comece a falar mais tarde.

Para cada faixa etária, é esperado que a criança seja capaz de realizar algumas atividades:

  • 2 MESES:
  • Fixa o olhar no rosto da mãe ou de quem está em frente.
  • Reage ao som (com choro, susto ou movimentos).
  • Eleva a cabeça quando de barriga para baixo.
  • 4 MESES:
  • Segura objetos por alguns segundos.
  • Emite sons.
  • Sustenta a cabeça quando no colo.
  • 6 MESES:
  • Alcança um brinquedo próximo.
  • Leva objetos à boca.
  • Localiza o som, virando para o local de onde é emitido.
  • Rola da cama.
  • 9 MESES:
  • Brinca de “esconde –achou”, retirando um pano do rosto.
  • Transfere objetos de uma mão para outra.
  • Duplica sílabas (“papa”, “dada”).
  • Senta sem apoio.
  • 12 MESES:
  • Imita gestos.
  • Anda com apoio.
  • 15 MESES:
  • Executa gestos a pedido.
  • Produz uma palavra.
  • Anda sem apoio.
  • 18 MESES:
  • Identifica 2 objetos.
  • Rabisca espontaneamente.
  • Produz 3 palavras.
  • Anda para trás.

 

  • 24 MESES:
  • Tira roupa.
  • Constrói torre de 3 cubos.
  • Chuta a bola.

 

 

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel

Pediatra pela SBP

CRM: 104.671