Dicas para Envelhecimento saudável

Praticar Atividades Físicas
Ajuda a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, devido níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão.
• Exercitar o cérebro
Leitura é ótimo para estimular raciocínio além de um excelente passa tempo. Caça palavras ou cruzadinhas também ajudam a estimular a cognição.
• Dormir Bem
Sono reparador é essencial para manutenção da funcionalidade no dia a dia, bom para o raciocínio e cognição.
• Beber água
Água é vital para nosso organismo e seu funcionamento. Com envelhecimento sofremos diminuição da quantidade no corpo, sendo necessário manter ingesta hídrica elevada e regular.
• Bons hábitos
Alimentação saudável, com redução da ingesta de gorduras, variedade de frutas, legume e verduras.
Evitar tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas
Lazer e hobbies ajudam a manter interação e convívio social, estimulam a manutenção da funcionalidade e cognição
• Manter exames e check ups em dia
Procurar orientação médica sobre medidas de promoção e prevenção de saúde direcionados para idade e antecedentes pessoais e familiares, além do bom controle de comorbidades, evita morbidades e colabora para qualidade de vida ao longo dos anos.

Dra Flavia Renata Topciu – CRM 121.925
Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira