O que os idosos precisam saber sobre Catarata

 

  • O que é a Catarata?
    Nossos olhos possuem uma lente natural, chamada cristalino. A Catarata é a opacidade dessa lente, que leva à piora progressiva da visão e prejudica atividades diárias, na medida em que avança.

 

  • Sintomas da Catarata:
    Em geral, a doença altera a visão de cores, gera ofuscamento na presença de focos intensos de luz, reduz e embaça progressivamente a visão.

 

  • Qual a causa da Catarata?
    A causa mais comum da catarata é o próprio envelhecimento, por isso é comum que pacientes com mais de 60 anos apresentem algum grau de catarata.

 

  • Prevenção e Tratamento.
    Não há medidas eficazes para prevenir o surgimento de catarata. Depois de diagnosticada, o tratamento é somente cirúrgico, uma vez que não existem colírios, óculos e outros medicamentos com eficácia cientificamente comprovada.

 

  • Como é feita a cirurgia de Catarata? Existe algum risco?
    Hoje em dia, a técnica mais utilizada para a cirurgia é a de Facoemulsificação, que apresenta ótimos resultados e recuperação visual muito rápida. Uma pequena incisão de aproximadamente 2,75mm é feita e através de um aparelho que emite ultrassom, a catarata é triturada e aspirada. Depois de removida, é feito o implante de uma lente artificial dobrável, que substitui o cristalino e devolve o foco às imagens captadas pelo olho.

 

 

Dra Flavia Renata Topciu – CRM 121.925

Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira