Obesidade

11 de outubro – dia mundial da prevenção da obesidade

 Data criada pela OMS em 1997, na mesma data que é o dia nacional de combate `a obesidade.

  1. Doença Crônica decorrente, na maioria dos casos, pelo aumento da gordura corporal causado por alimentação ruim e falta de exercícios físicos:
  2.  Desencadeada por diversos fatores biológicos, hereditários e psicológicos e  em menos de 5% dos casos, por fatores endocrinológicos.
  3.  Aumenta o risco de outras doenças, dentre elas:
  • HAS
  • Diabetes
  • Doença Cardiovascular
  • Osteoporose
  • Apnéia Obstrutiva do Sono
  • AUmneta níveis de colesterol e triglicérides
  • Depressão – preconceito social

 

Tratamento da obesidade com respeito:

 

  • Acolher pacientes sem julgá-los

 

  • Oferecer formas efetivas de tratamento

 

  • Foco na melhoria da qualidade de vida e não estética apenas

 

DICAS para evitar o ganho de peso:

 

- coma mais vezes durante o dia e em porções

- aumente o consumo de fibras: verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas

- inclua na alimentação oleaginosas, como nozes e amêndoas (ajudam na sensação de saciedade)

- reduza o consumo de carnes gordas, substituindo por carnes brancas (frangos e peixes). Prefira grelhar.

- preferência aos queijos cottage e ricota

- reduza consumo de frituras, creme de leite, bacon e molhos prontos

- troque o leite e os iogurtes integrais por versões desnatadas

- inclua atividade física em sua rotina: 30 minutos diários já fazem muita diferença. Crie hábitos simples, como escolher escadas ao elevador

- comece devagar, não se imponha mudanças muito radicais em espaço curto de tempo para não cair na tentação de sedistir rapidamente. Aumente suas metas aos poucos. Bons efeitos certamente surgirão!

 

 

Dra Flavia Renata Topciu – CRM 121.925

Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira