Perguntas frequentes dos pais de recém-nascidos

Para as mães e pais “de primeira viagem”, tudo é novidade e as dúvidas são inúmeras. Portanto, segue uma lista de questões comuns no início de vida dos pequenos:

1. O que é uma mancha arroxeada nas costas do bebê?
Esta mancha roxa-azulada que costuma-se encontrar nas costas e nádegas do bebê é chamada mancha mongólica. Não se trata de batida ou machucado, e costuma ser mais comum em crianças com pele mais escura. Em geral vão desaparecendo totalmente por volta dos 7 anos.

2. O que fazer se uma das mamas do bebê estiver inchada e saindo um pouco de leite?
Isto ocorre devido aos hormônios maternos que passam para o bebê durante a gravidez, e desaparecem em cerca de 10 dias. Não se deve apertar para que não infeccione.

3. Como cuidar do umbigo?
É muito importante limpá-lo em todas as trocas com hastes flexíveis (“cotonetes”) e álcool a 70%, até que fiquem bem limpos. Deve-se evitar o contato com a urina da fralda, e se apresentar vermelhidão ou cheiro ruim, procurar o Pediatra. Lembrar de continuar limpando o local, mesmo após a queda do coto umbilical, até que não tenha mais secreção.

4. Quando devo levar o bebê na primeira consulta com o Pediatra?
Cerca de 7 dias após a saída da maternidade, ou antes, se houver alguma dúvida ou presença de icterícia (amarelo no corpo).

5. Meu bebê está espirrando. É resfriado?
Provavelmente não. O espirro é um reflexo normal, como o soluço.

6. Preciso me preocupar se o meu bebê tiver febre?
No recém-nascido, febre é um sinal de alerta muito importante. O bebê deverá ser levado imediatamente ao Pediatra, para que a causa seja investigada.

Dra. Fernanda Formagio de Godoy Miguel
Pediatra pela SBP
CRM: 104.671