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O inverno está chegando

Falta 1 mês para chegada oficial do inverno, mas já podemos sentir as temperaturas mais baixas e o clima mais seco. E alguns cuidados especias devem ser aplicados, principalmente aos idosos, pois com a queda da temperatura a imunidade costuma diminuir, facilitando o aparecimento de diversas doenças.

Algumas delas: gripe, pneumonia, hipotermia e o agravo das dores crônicas.

Dicas para garantir conforto e proteção:

- ROUPAS:

Use roupas mais quentes como agasalhos de tecidos que bloqueiem o vento. Ao ar livre, precisamos proteger a pele do idoso com acessórios como: bonés, toucas ou mantas. E na hora do descanso use cobertores que retenham o calor, pois a temperatura do corpo diminui durante o sono.

- ALIMENTAÇÃO

As sopas são ótimas opções para aquecer e nutrir. Bebidas quentes como chás, chocolates e cafés, também são alternativas para esquentar o corpo no frio. Apenas cuidados com as restrições de cada um.

- BANHO

Sempre se lembrar de fechar as janelas antes do banho para bloquear a circulação de vento frio e ajudar a manter a temperatura do corpo. O tempo de banho não deve ser prolongado e a temperatura da água não muito quente para não desidratar a pele do idoso, que normalmente já é mais seca.

- PELE

No inverno, a pele deve ser bem cuidada para evitar o ressecamento. Usar loções e cremes hidratantes para evitar o aspecto seco e possíveis doenças dermatológicas é recomendado.

- VACINA DA GRIPE

Os idosos são do grupo prioritário de vacinação da gripe, que é considerada a forma mais efetiva de prevenir a doença e suas complicações. A vacina deve ser tomada anualmente, pois os vírus, geralmente, sofrem mutações, exigindo que a vacinação se adeque para garantir a eficácia da imunização.

- EXERCÍCIOS FÍSICO

No frio, costumamos ter mais preguiça e menos disposição para nos exercitar. Mas, é essencial mantermos os hábitos saudáveis, inclusive na terceira idade.

- SOL

Banhos de sol são essenciais para que o corpo mantenha a produção de Vitamina D. E mesmo no inverno ainda temos a presença do sol por aqui! Não deixe de consumir a Vitamina C , presente em alimentos como peixes, gema de ovos, fígado e cogumelos.

Dra Flavia Renata Topciu – CRM 121.925

Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira